Home Blog Luminárias ONNO presente no Cidade Matarazzo

Luminárias ONNO presente no Cidade Matarazzo

terça, 05 de dezembro de 2023

Luminarias que simulam a luz do sol.


Varixx apresenta linha ONNO LED para paisagismo em ambientes fechados.


 


Desenvolvedora e fabricante nacional há quase 50 anos de diversas soluções industriais do setor elétrico, a Varixx é detentora da marca ONNO, que apresenta ao mercado diversos modelos de luminárias de LED com foco em ambientes comerciais e industriais. Com histórico construído em inovação, a ONNO também desenvolveu uma linha de luminárias específicas para plantas, de acordo com as necessidades de cada espécie e em função das condições de iluminação do local de plantio, permitindo que projetistas e paisagistas deem vida a ambientes internos com pouca ou nenhuma luz natural.


Os modelos também foram pensados para o uso indoor, como estufas e berçários, ou outdoor em pivôs centrais para áreas de cultivo de grandes culturas, como a soja, propiciando maior produtividade com o aumento do fotoperíodo. Inclusive, houve validações feitas em parceria com a Universidade Esalq/USP.



A linha Onno utiliza LEDs de alta eficiência e com diferentes composições de espectros irradiados para se ter um resultado mais próximo da luz solar, assim as plantas se desenvolverão de forma natural. “Cada projeto é único, são possíveis muitas composições para que os LEDs alcancem diferentes comprimentos de ondas. É necessário entender qual espectro é o mais adequado para cada espécie, posicionamento, fotometria, fluxo luminoso e outras variáveis que podem surgir em um projeto como este”, explica Mailson Lima, gerente comercial da Varixx.


“Eu já conhecia esses produtos e procurei a empresa para desenvolver LEDs específicos para o paisagismo em espaços fechados da Cidade Matarazzo”, afirma Roberto Ferrari, curador botânico da Cia. das Árvores, responsável pela implantação do paisagismo no empreendimento.


A iniciativa de Ferrari visava assegurar melhores condições para as plantas expostas a pouca luz natural em três pontos do complexo. A linha Onno foi aplicada no drop off, corredor também chamado de caverna, que funciona como acesso de veículos até o lobby do hotel. Também foram usadas no entorno da escada caracol, emoldurada pelo verde, criada para interligar o quarto, quinto e sexto pavimentos do edifício. O último espaço, ainda em obras, é o restaurante que ocupará o subsolo de um dos blocos na fase 2. Foram desenvolvidos dois modelos para atender às três aplicações necessárias. “A maioria das plantas é nativa da mesma região, o que implica necessidades de insolação semelhantes”, detalha Mailson Lima. No total, foram aproximadamente 120 luminárias, todas com estrutura de aço inox e alumínio e LEDs com alto fluxo luminoso e grande eficiência energética. As lentes frontais oferecem fachos de ângulos de abertura variados para contemplar cada tipo de planta.


 


Créditos: Revista Projeto.


 


 

Leia Também

Destaques e Novidades

As 4 fases de um arco elétrico em um painel

Publicado em 04 de junho de 2024

Destaques

Por que o falso trip acontece nas detecções convencionais do arco elétrico?

Publicado em 03 de novembro de 2023

Destaques e Novidades

Luminárias ONNO presente no Cidade Matarazzo

Publicado em 05 de dezembro de 2023

Converse com nossos consultores

Descubra como a Varixx pode impulsionar o seu negócio