Home Blog Nova norma ABNT sobre Gerenciamento de risco de Energia Incidente e como a linha ZYGGOT® Arco atende suas diretrizes
Nova norma ABNT sobre Gerenciamento de risco de Energia Incidente e como a linha ZYGGOT® Arco atende suas diretrizes
segunda, 14 de abril de 2025
O lançamento da esperada nova norma que está para ser publicada pela ABNT (Comitê Nacional de Eletricidade - NBR 17227) trará avanços significativos, prometendo transformar a forma como os estudos de energia incidente serão conduzidos e trabalhados ainda com mais segurança. O intuito do comitê é reforçar e melhorar conceitos e apoiar os profissionais que correm risco nos ambientes propícios à ocorrência de arco elétrico. Vale lembrar que o Brasil se desponta no quesito de segurança, e essa novidade só reforça o protagonismo mundial do país quando se trata desse tema.
Será um divisor de águas, já que indicará com clareza quais informações levantar e como estruturar a análise de risco. O escopo da nova norma surge como um guia técnico bem completo e abrange diversos aspectos, desde ambientes de geração, transmissão e distribuição até os usos finais da energia.
Fornecerá uma metodologia para análise dos riscos, incluindo o cálculo da energia incidente e definição das medidas de proteção necessárias. Tudo pensando para mitigar ainda mais o perigo do arco elétrico, permitindo cálculos precisos para determinar os riscos envolvidos em diferentes cenários operacionais.
Pensando no ambiente industrial, um dos grandes destaques da ABNT NBR 17227 é justamente a incorporação dos estudos de energia incidente com base no guia IEEE 1584:2018 - “Guide for Performing Arc-Flash Hazard Calculations”, guia mais utilizado no mundo pelos profissionais de engenharia elétrica. O guia explora diversas configurações das instalações elétricas industriais, com configurações de arcos abertos e fechados, o que permite uma cobertura muito significativa para os equipamentos da indústria. A norma orienta o uso e os passos essenciais para aplicação do IEEE 1584, metodologia já consagrada internacionalmente. Entre os principais aspectos abordados, destacam-se:
• Cálculo da energia incidente: Métodos para estimar a intensidade do arco elétrico e seu impacto nos ativos elétricos e humanos.
• Critérios para seleção de EPIs: Determinação dos Equipamentos de Proteção Individual adequados para minimizar os riscos aos trabalhadores.
• Medidas de proteção para instalações e pessoas: Estratégias para reduzir os efeitos do arco elétrico, incluindo soluções de engenharia e práticas operacionais seguras.
• Recomendações para mitigação de danos: Adoção de procedimentos que minimizem riscos e protejam tanto os profissionais quanto o patrimônio.
A NBR 17227, baseada nas já comentadas referências internacionais, adapta então suas diretrizes à realidade brasileira e eleva o nível de segurança do setor elétrico nacional. Sua publicação padroniza as práticas e promove uma abordagem mais rigorosa na prevenção de acidentes elétricos. Mas como assegurar que essas diretrizes se traduzam em ações concretas?




O sistema da Varixx reduz imensamente o cálculo dessa energia incidente (mais de 150 vezes) e traz confiabilidade e segurança as instalações elétricas. Utiliza sensores inteligentes, tecnologia única no mundo, que detectam o arco elétrico por ultravioleta, em uma fase muito inicial, antes mesmo da luz visível em que o ar ainda está sendo ionizado e a fase de expansão do arco ainda não ocorreu, ou seja, o arco de fato.
Alinhados à norma de Gerenciamento de Risco por Energia Incidente, que define precauções e métodos de cálculo, a Varixx traz soluções para proteção contra arco elétrico: ZYGGOT Arco, ZYGGOT THM+ARC e ZYGGOT SPL.
ZYGGOT® Arco - Sistema de Proteção contra Arco Voltaico:
Protege instalações e componentes elétricos detectando arcos voltaicos, antes mesmo da luz visível, através da detecção de radiação ultravioleta por sensores inteligentes conectados em rede. Pode ser aplicado em painéis de baixa, média e alta tensão e aplicações externas, diminuindo a energia incidente. Este sistema, ativado instantaneamente pelo sensor Zyggot, oferece a resposta mais rápida do mercado, enviando o sinal de trip em apenas 0,3 milissegundos, garantindo eficiência excepcional e uma maior proteção em comparação aos sensores convencionais.
Saiba mais: Zyggot Arco
ZYGGOT® THM+ARC - Termografia Online + Sistema de Proteção Contra Arco Elétrico Ultra Seletivo:
Solução de proteção e medição que realiza em um único relé o monitoramento integrado de termografia online contínua e detecção de arco elétrico, garantindo segurança robusta para sistemas de baixa e média tensão. Destaca-se pela seletividade inteligente e redução da energia incidente em até 150 vezes graças a sua tecnologia inovadora.
Saiba mais: Zyggot THM+ARC
ZYGGOT® SPL - Proteção contra Arco Voltaico de Baixo Custo e Alta Seletividade por Detecção UV:
Sistema para proteção contra arco voltaico, combinando tecnologia avançada e custo acessível. Utiliza detecção por ultravioleta que reduz em até 150 vezes a energia incidente em comparação com métodos tradicionais, prevenindo danos e aumentando a segurança de pessoas e equipamentos. Com sensores de alta sensibilidade, garantem confiabilidade com rápida retomada operacional, ideal para equipamentos que necessitam de proteção eficiente a um custo reduzido.
Saiba mais: Zyggot SPL
A normatização da segurança elétrica no Brasil, estabelecida pela norma ABNT NBR 17227, representa um avanço fundamental na proteção dos profissionais e na padronização das boas práticas no setor elétrico. Nesse contexto, a Varixx reafirma seu compromisso com a vida e a segurança, oferecendo produtos e serviços que não apenas atendem às exigências da norma, mas também promovem ambientes de trabalho mais seguros e confiáveis.
Últimas notícias
varixx
blog
Destaques e Notícias
Nova norma ABNT sobre Gerenciamento de risco de Energia Incidente e como a linha ZYGGOT® Arco atende suas diretrizes
14 abr. 2025