Pense LED além do branco
É preciso entender a importância da iluminação em um projeto, já que se bem realizado tem a capacidade de modificar as emoções e o conforto das pessoas que utilizam o espaço.
A temperatura de cor ou CCT (Correlated Colour Temperature) refere-se à aparência da cor da fonte de luz em relação à aparência de uma fonte de luz incandescente mantida a uma temperatura específica e medida na escala de Kelvin (K)
Vem daí a necessidade de entender “temperatura de cor”, medida em Kelvin e que quanto mais alta, mais clara é a tonalidade. É usual o termo “quente” para as mais amareladas e “fria” para as mais azuladas.
As mais amarelas são usadas para criar ambientes mais intimistas e de descanso, mais usadas em residências e espaços como sala e quartos. Já as mais brancas e azuladas são excelentes para aumentar nível de atenção e concentração em ambientes de trabalho, por exemplo.
O que muita gente não sabe é que o LED também tem uma faixa ampla de temperatura de cor. Muita gente pensa que a LED é oferecido apenas em tonalidades mais azuladas (brancas), como por exemplo, 6000 Kelvin. Mas isso não é verdade.
Alguns fabricantes disponibilizam uma gama/range de opções. Para um mesmo modelo de luminária é possível escolher a temperatura de cor do LED. Isso só é possível através de fabricantes nacionais que conseguem customizar a fabricação de acordo com a necessidade do cliente. Marcas de luminárias de LED que importam produtos asiáticos geralmente possuem apenas opções na faixa de 6000K pois possuem mais saída.
Com LED é possível criar projetos de iluminação lindíssimos e diferenciados!
varixx
blog
Destaques e Notícias
Nova norma ABNT sobre Gerenciamento de risco de Energia Incidente e como a linha ZYGGOT® Arco atende suas diretrizes
14 abr. 2025