Home Blog Por que o Falso Trip acontece nas detecções convencionais do arco elétrico?
Por que o Falso Trip acontece nas detecções convencionais do arco elétrico?
sexta, 03 de novembro de 2023
Falso Trip
Um falso trip é uma situação indesejada que ocorre em sistemas de detecção de arco voltaico quando o sistema erroneamente reconhece a presença de um arco voltaico devido à detecção de luz visível, quando na verdade não há um arco real. Esse fenômeno é especialmente problemático porque pode levar a desligamentos ou ações de segurança desnecessárias em ambientes onde a detecção precisa de arcos elétricos é crucial. Com o intuito de evitar falsos trips e ter maior confiabilidade desta atuação, os sistemas de detecção de arco voltaico por luz visível incorporaram leitura de corrente elétrica instantânea para que seja confirmado o evento de arco voltaico. Com isso, se evita um desligamento do painel sem necessidade, levando a prejuízos imensuráveis por perdas de infraestrutura e paradas de produção, por exemplo.
Corrente Elétrica
No entanto, a inclusão da leitura da corrente elétrica instantânea como uma etapa de confirmação de um evento de arco voltaico, faz com que a atuação seja muito lenta (dezenas de milissegundos) e, com isso, a energia incidente torna-se muito alta, diminuindo assim o nível de preservação dos painéis ou da instalação elétrica. Ainda assim, em patamar de energia incidente alta, é possível que haja dano à fiação de leitura de corrente elétrica e não havendo confirmação do evento de arco voltaico, o que pode levar a destruição total dos painéis e instalações elétricas.
Detecção
Outro aspecto relevante a se levar em consideração é que os sistemas de detecção que dependem da análise da luz visível, em conjunto com a leitura da corrente elétrica, apresentam limitações significativas. Esses sistemas não conseguem identificar eventos de arco série, que ocorrem em conexões pertencentes à mesma fase do sistema elétrico. Além disso, esses sistemas não são capazes de atuar quando um arco voltaico se desenvolve em um ponto anterior à posição do transformador de corrente, que normalmente é utilizado para confirmar a ocorrência de um evento de arco elétrico.
O mais rápido do mercado
O Zyggot Arco é um sistema de detecção avançado projetado para identificar arcos elétricos com grande precisão e imunidade a falsos trips. Sua abordagem de detecção se baseia na ionização do ar circundante no local do evento, que gera radiação ultravioleta. Essa característica faz com que o sistema seja altamente confiável na detecção de arcos elétricos antes mesmo da ocorrência da luz visível associada a esses arcos. Além disso, o Zyggot Arco é capaz de operar com um tempo de atuação extremamente curto, de menos de 300 microssegundos (0,3 milissegundos). Essa velocidade de resposta é crítica para minimizar os danos e os riscos associados aos arcos elétricos.
Últimas notícias
varixx
blog
Destaques e Notícias
Nova norma ABNT sobre Gerenciamento de risco de Energia Incidente e como a linha ZYGGOT® Arco atende suas diretrizes
14 abr. 2025